Sábado, 20 de Abril de 2024
20°

Parcialmente nublado

Paripiranga, BA

Economia

Número de reclamações na Black Friday cresce após 2 anos de queda; propaganda enganosa é o maior motivo

Site Reclame Aqui reuniu 3.503 queixas entre 18h de quinta-feira (23) até o fim da sexta-feira (24); pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa foi maior motivo de reclamações.

25/11/2017 às 18h47
Por: Redação Fonte: g1
Compartilhe:
 Número de reclamações na Black Friday cresce após 2 anos de queda; propaganda enganosa é o maior motivo

O número de reclamações dos consumidores contra as varejistas durante a Black Friday voltou a crescer em 2017 após dois anos em queda. É o que aponta um levantamento do site Reclame Aqui, que reúne queixas de internautas, e recebeu 3.503 reclamações de consumidores entre 18h de quinta-feira (23) até meia-noite de sábado (25), um volume 17% maior do que o registrado no evento de 2016.

A Black Friday é um dia de descontos organizado pelo varejo na última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos.
Pelo terceiro ano seguido, a propaganda enganosa lidera o ranking de reclamações do site - em 2017, esse foi o motivo de 13,5% das queixas. O Reclame Aqui informou também que recebeu muitas denúncias sobre sites falsos, fretes abusivos e mais caros que os produtos, além do tempo de entrega.

Veja abaixo o ranking dos principais motivos de reclamações da Black Friday em 2017

  1. Propaganda enganosa (13,5%)
  2. Problemas na finalização da compra (9,6%)
  3. Divergência de valores (8,8%)
  4. Produto indisponível (3,8%)
  5. Promoção (3,6%)

Empresas mais reclamadas

Na Black Friday deste ano, as reclamações foram mais pulverizadas entre as diferentes varejistas. As 10 empresas mais reclamadas reuniram 37,4% das queixas registradas no Reclame Aqui. No ano passado, 53% das queixas no site se referiam a compras feitas nas 10 empresas mais reclamadas.

Em 2017, o Magazine Luiza liderou o ranking de reclamação, com 263 registros no Reclame Aqui.

Veja abaixo a lista das 10 empresas mais reclamadas na Black Friday de 2017:

  1. Magazine Luiza (263 reclamações)
  2. Americanas.com (245)
  3. Kabum! (173)
  4. Casas Bahia (126)
  5. Submarino (124)
  6. Netshoes (88)
  7. Extra (87)
  8. Walmart (77)
  9. Buger King (73)
  10. Americanas - marketplace (54)

O que dizem as empresas

O Magazina Luiza infirmou que "tem uma equipe de 150 pessoas focada em responder as reclamações e questões. Assim, todos os clientes foram atendidos e tiveram solução para suas reclamações. A companhia ressalta que o volume de queixas é absoluto, e não percentual ao total de vendas. O Magazine Luiza recebe uma demanda altíssima de compras na Black Friday, com previsão da venda de mais de 500 mil itens. Assim, as reclamações correspondem a 0,04% das vendas".

Em nota, a Netshoes informou que, para a Black Friday, “aumentou o número de colaboradores - representando mais de 800 novos profissionais distribuídos majoritariamente em Logística e Relacionamento com o Cliente -, dedicou mais de 16 mil horas de treinamento, redimensionou sua infraestrutura de tecnologia e também implantou 3º turno em suas instalações logísticas”. “Esse compromisso com o cliente é refletido em constantes conquistas de prêmios concedidos pelo mercado, inclusive com selos de credibilidade como o RA 1000 do próprio Reclame Aqui.”

A Via Varejo disse que as reclamações encontradas no Extra e na Casas Bahia "foram problemas pontuais e dúvidas de clientes, já em tratativa e solução com os mesmos".

O Walmart.com disse que "como de praxe todas as reclamações são tratadas com prioridade, de acordo com nossos compromissos com o consumidor e ao seu tempo". "Lembramos que acompanhamos todos organismos de referência relacionados a qualidade dos serviços juntos aos consumidores como fonte de melhoria dos nossos serviços".

O Kabum! disse que está analisando todos os casos para atender 100% das demandas dos clientes o mais rápido possível. O site ressaltou que o número de reclamações em relação aos pedidos é baixo (menos de 0,5% do total), e mais de 90% das queixas referem-se ao esgotamento quase imediato de determinadas ofertas, já que o estoque promocional é limitado.

A B2W, dona dos sites Americanas.com, Americanas Marketplace e Submarino, não comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias