Sábado, 20 de Julho de 2024
18°

Parcialmente nublado

Paripiranga, BA

Senado Federal Senado Federal

Humberto Costa destaca atuação da CAS em 2023

Em balanço das principais atividades desenvolvidas em 2023 pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da qual é presidente, o senador Humberto Costa ...

12/12/2023 às 23h46
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em balanço das principais atividades desenvolvidas em 2023 pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), da qual é presidente, o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou a relevância do trabalho realizado pelo colegiado ao discutir temas como seguridade e assistência social, direitos humanos, saúde, educação, meio ambiente e direitos das pessoas com deficiência.

Ele enfatizou que os textos aprovados neste ano, geraram leis de impacto social significativo.

— Registro aqui a [lei] que concede pensão especial aos filhos de pacientes com hanseníase, que foram internados de forma compulsória; a que cria a política nacional de conscientização e incentivo à doação e transplante de órgãos e de tecidos; e a lei da igualdade salarial entre homens e mulheres, uma conquista histórica em favor da equidade de gênero no trabalho, que proíbe que mulheres, em mesmas funções ou cargos de homens, recebam menos — disse em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (12).

Humberto Costa ressaltou a importância das audiências públicas e diligências realizadas pela Comissão, que viabilizaram um diálogo direto entre o Senado e a sociedade, sobre diversos temas. O senador destacou a discussão sobre os riscos da prescrição indiscriminada de medicamentos e a discussão sobre o suicídio. O senador mencionou ainda o trabalho da Subcomissão Permanente de Direitos das Pessoas com Doenças Raras.

— A CAS é um Colegiado extremamente dinâmico, de amplo alcance social, cujo escopo de trabalho é tão extenso em temas que não há nada de que trate a nossa Constituição Federal que não lhe caiba discutir. [...] a Comissão vem prestando um relevante serviço ao Brasil, graças ao devotado empenho das senadoras e dos senadores que a compõem, bem como dos assessores, que trabalham incansavelmente para torná-la, cada vez mais, um colegiado democrático, participativo e, sobretudo, inclusivo do Parlamento Brasileiro — concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias